Resenha: Eragon - Christopher Paolini




Título: Eragon
Autor(a): Christopher Paolini
Série: Ciclo da Herança #1
Editora: Rocco
Páginas: 480
SKOOB

Sinopse: Eragon é o romance de estreia de Christopher Paolini, uma história repleta de ação, perigosos vilões e locais fantásticos. Com dragões e elfos, cavaleiros, lutas de espadas, inesperadas revelações e, claro, uma linda donzela que é muito bem capaz de cuidar de si própria. O protagonista, de quinze anos, é um pacato rapaz do campo, que ao encontrar na floresta uma pedra azul polida, se vê da noite para o dia no meio de uma disputa pelo poder do Império, na qual ele é peça principal.

Primeiramente, gostei muito dessa capa, esse azul é lindo e o dragão, apesar desse olhar melancólico, é como imagino Saphira. O titulo tem aquele efeito metálico bem como a fita ao redor do desenho. O livro tem um mapa na parte interna que mostra os lugares citados na história, ele é muito bonito e bem feito. Parabéns ao ilustrador. Além disso, nos anexos há um guia de pronúncia e um glossário com as expressões em outras línguas usadas pelos personagens. Essa edição é realmente muito boa!
Desde que assisti ao filme eu quis ler Eragon. Eu já tinha algumas idéias pré-concebidas, e, apesar do livro e o filme serem um pouco diferentes, isso não me atrapalhou.

A história se passa num Império chamado Alagaesia que é controlado por Galbatorix, um rei tirano e sanguinário que vira as costas para seu povo que passa fome a cada inverno. Eragon vive em uma vila pacata com seu tio e primo e nunca conheceu seus pais. Ele é um garoto normal, sem ambições, muito bom no arco e flecha e adora ouvir histórias da época dos lendários Cavaleiros de Dragões: quando elfos, anões e pessoas montadas em dragões eram vistas normalmente. Mas esses tempos não existem mais, o único Cavaleiro vivo é o rei que traiu sua Ordem e depois de uma guerra sangrenta subiu ao trono.

Porém tudo está para mudar, quando Eragon acha uma pedra azul e de dentro dela sai um dragão, a esperança renasce, pois uma nova linhagem de Cavaleiros começou. Mas ter um dragão pode ser perigoso, e Eragon vira alvo de forças malignas, que acabam matando sua única família, sedento por vingança ele sai em perseguição aos assassinos com Saphira - seu dragão – e Brom, um contador de histórias que sabe mais do que revela.

Enquanto viaja Eragon descobre mais sobre os dragões e o passado deles, além de aprender a usar magia e lutar. Cada vez mais fortes ele e Saphira começam a perceber que podem ajudar os fracos e um bom caminho para isso seria se juntar aos Varden - um grupo que luta contra o poder do rei. Mas será que isso seria certo? Os Varden realmente são bons? Ou apenas ambiciosos querendo tomar o poder em beneficio próprio? Eragon vai descobrir que tomar as decisões certas talvez seja mais difícil do que lutar.

Depois de ler esse livro decidi que preciso de um dragão. Nunca tinha lido nenhuma história sobre dragões e não me decepcionei com essa. Christopher Paolini tinha apenas quinze anos quando criou esse universo fascinante, todo um mundo que já viveu dias de glórias por causa dos dragões. Esse passado nos é revelado aos poucos e junto com Eragon vamos descobrindo o sentimento de ser ligado a um animal inteligente.

Saphira é simplesmente incrível, corajosa, sagaz, conselheira e protetora, defendendo Eragon como uma mãe defende o filhote, e quem diria, tem até senso de humor. Ela e Eragon podem escutar os pensamentos um do outro, o que nos passa uma idéia bem ampla do que Saphira sente.

Eragon me pareceu um pouco indiferente no começo. Tipo: “Um dragão acabou de nascer na minha frente e agora tenho que escondê-lo do rei e de seu exército... Normal. ’’. Mas após seu tio ser assassinado pelos Ra’zac - criaturas malévolas a serviço do rei - o garoto corajoso vem à tona. Ele é um daqueles personagens que não há como não gostar, às vezes imprudente, mas sempre honrado, fazendo a coisa certa até quando isso põe sua vida em risco.

No entanto meu personagem favorito é Brom. Ele me lembra muito Aragorn de O Senhor dos Anéis. Professor paciente, sábio conselheiro e misterioso; recusa-se a falar sobre seu passado, mas sabe tudo a respeito de dragões... Se não fosse por ele, Eragon teria mergulhado nessa perigosa jornada sem o devido conhecimento.

Arya e Murtagh são personagens secundários, mas que tem papéis importantes e personalidades interessantes. A história tem um bom ritmo, cheia de reviravoltas e alguns mistérios que estou louca para descobrir porque podem influenciar muito o destino de Eragon. Depois de passar por muitas provações mais vem por ai.

Eu super indico Eragon, ainda mais se você gosta de fantasia e aventura. Enquanto isso cruzarei meus dedos e pedirei um dragão de presente.

Classificação:




Ciclo Herança - Christopher Paolini
1- Eragon
2- Eldest
3- Brisingr
4- Herança

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário...