Resenha: O Menino do Pijama Listrado - John Boyne

Título: O Menino do Pijama Listrado
Autor(a): John Boyne
Editora: Companhia Das Letras
Páginas: 192
Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz idéia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga.
Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.

Sempre quis ler O Menino do Pijama Listrado. Sou fixada em livros sobre a segunda guerra mundial, e já tinha ouvido falar muito sobre este. Que era muito emocionante e forte, bom eu não chorei mas foi por pouco haha

Bruno tem uma vida normal, mora em Berlim em uma grande casa que tem muitos lugares para explorar, o que ele ama fazer e também tem seus três melhores amigos do mundo todo com o qual ele brinca depois da escola. No entanto, Bruno não gosta das novas mudanças, a noite todos tem que desligar as luzes para os aviões não verem eles, diz sua mãe.

Então, um dia quando Bruno chega em casa tudo está sendo empacotado e não adianta ele reclamar a sua família vai se mudar quer ele queira quer não. Tudo por causa do importantíssimo trabalho de seu pai para qual o Fúria tem grandes planos.

Bruno e sua família se mudam da agitada Berlim, para uma casa solitária e amedrontadora em um lugar praticamente deserto, senão fosse pela considerável quantidade de soldados. Enquanto está arrumando o seu quarto, Bruno vai até a janela tentar descobrir um pouco mais sobre aquele lugar e o que ele vê de lá e ao mesmo tempo aterrador, mas incompreensível aos olhos de um menino de nove anos. Pessoas e mais pessoas, todas com o mesmo pijama listrado e cabeça raspada, algumas andando aleatoriamente outras trabalhando, mas todas cabisbaixas e com olhares tristes. Em algum momento da história Bruno chegara a cerca que os separa e lá encontrará um menino que se tornara o seu novo melhor amigo de todo o mundo.


O que torna O Menino do Pijama Listrado em um livro tão extraordinário é o estilo de escrita de John Boyne. Muito simples e inocente, ele acertou em cheio ao contar a história pelos olhos de uma criança, pois com a sua visão inocente e em alguns momentos ignorante (não no sentido pejorativo) nos trazem uma realidade ainda mais brutal de como o Holocausto foi cruel e desumano, e como as pessoas (crianças!!!) eram tratadas como se não fossem humanos.

Não há muito o que dizer sobre esse livro, é impactante, emocionante e te faz arrepiar e odiar uma parte sua por ser humano e não poder (na maioria das vezes) evitar algo como o que aconteceu a Shmuel, O Menino do Pijama Listrado; entre muitas outras pessoas que perderam a vida nessa época.

É uma leitura rápida, pois o livro é pequeno, mas a uma grande carga emocional e de informações em tão poucas páginas, muita coisa sobre a qual refletir. Super recomendo!



5 comentários:

  1. Concordo totalmente com vc, apesar de ser um livro pequeno, trás uma grande carga emocional e na minha opinião, torna o livro único e fantástico.
    Choro tanto no livro como no filme hahaha.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/03/resenha-zon-o-rei-do-nada-andrei-simoes.html
    Comente ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não vi o filme, mas pretendo fazê-lo muito em breve!
      Comentado *-*
      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  2. EU MORRIR DE CHORAR COM O FILME! Mas dizem que o livro é ainda melhor, quero muito um dia ler!!!
    garotasliterais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei bastante do livro, mas não cheguei a chorar, preciso ver o filme porque tenho certeza que me desmancharei chorando :(

      Excluir
  3. Já olhei o filme desse livro! E me cortou muito o coração.
    Muito boa a sua resenha parabéns.

    umbaixinhonoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário...