Top 5: Livros que você Precisa Ler

Olá, pessoal! Como estão?
Então, hoje traga para vocês mais uma edição da coluna Top10/5. Um dia eu estava pensando quais livros da minha lista de lidos eu indicaria com todo o fervor para alguém ler. Ai, acabei formulando uma lista com cinco livros que me marcaram muito e que acho que as pessoas deveriam ler. É claro que existem muitos outros livros desse gênero por ai, mas esses são baseados na minha pequena lista de lidos :D 
Então vamos ao Top 5!

5ª Lugar: O Diário de Nina - Nina Lugovskaia.


Acesse o Skoob do livro para mais informações.
Nina é uma garota que vive na época da URSS, comandada Joseph Stalin, e seu único verdadeiro amigo é o seu diário. 
Gosto de livros que tratam de temáticas da Segunda Guerra Mundial ou de regimes militares. E O Diário de Nina é tocante devido a simplicidade, honestidade e dor em cada palavra escrita por ela. Podemos ver uma garota solitária por dentro e que tenta entender tudo o que acontece ao seu redor. Além, de ela lutar com todas as emoções que são tipicas da entrada na adolescência.
Nunca me esquecerei do quanto me solidarizei com Nina e quanto desejei voltar na época em que ela escrevia essas palavras e confortá-la dizendo que em algum momento tudo ficaria bem. Nina estará para sempre em meu coração como a garota que eu entendo e que reflete alguma de minhas dúvidas e anseios.



4ª Lugar: Garotas de Vidro - Laurie Halse Anderson.

Acesso o Skoob do livro para mais informações.
Garotas de Vidro conta a história de uma garota que luta contra a anorexia. A autora nos maravilha com uma história tão forte e tocante, pois acompanhamos passo a passo a tentativa da recuperação.
Forte. Real. Assustador. Esses são os principais sentimentos que tenho em relação a esse livro. Leitura obrigatória para todos. Sério. A autora passa com uma precisão e maestria o que somos capazes de fazer com nós mesmos e as pessoas ao nosso redor pela obsessão pelo corpo perfeito. É de dar calafrios a que ponto pode se chegar.
Em certos momentos eu tinha vontade de entrar no livro e enfiar comida goela a baixo da Lia, porque ela via e entendia o que essa obsessão estava fazendo a ela (destruindo-a), mas não se importava.
Lembro que em alguns momentos eu ficava tão horrorizada com o que a autora descrevia que ficava sem ar e duvidava que algum pudesse passar por isso, mas acredite existem milhares de pessoas que passam, sim.

3 Lugar: Os Treze Porquês - Jay Asher.

Acesso o Skoob do livro para mais informações.
Os Treze Porquês conta a história de Hannah, uma adolescente que se suicidou e deixou fitas cassete com os treze motivos de ter se matado. As fitas vão passando para as pessoas que ela acha responsável e uma delas é Clay Jensen, que narra o livro.
Primeiramente, esteja emocionalmente preparado para ler esse livro. Eu chorei, eu ri, eu chorei de novo, eu odiei o mundo por ser mundo e odiei que não possamos impedir as pessoas de tomar certas decisões e odiei as pessoas. A todo momento eu me pegava querendo salvar Hannah, faze-la mudar de ideia sobre sua decisão, mas então eu me lembrava "não posso mais, ela já se foi". 
Neste livro, vemos como as mais simples palavras e ações podem ferir de uma maneira horrível alguém e como o acumulo de situações podem nos destruir e fazer desistir de tudo. Surpreendente. Sarcástico. Emocionante. Raivoso, porque mesmo enquanto está brincando Hannah está escondendo sua raiva e dor profundas.

2ª Lugar: O Diário de Anne Frank - Anne Frank.



Acesso o Skoob do livro para mais informações.
Dispensa apresentações, ao meu ver. Quem ainda não leu, com certeza já ouviu falar, mesmo que superficialmente. Enquanto eu lia esse livro Anne se tornou minha amiga e confortadora do mesmo que Nina também se tornou. Eu a entendia, mas não completamente, pois nunca saberei o que é viver com medo e escondida devido a ser quem se é, e ter medo que a noite pessoas com armas invadam o cubículo em que me escondo e matem minha família e amigos. 
Enfim, Anne era apenas uma garota solitária que se fechou porque o mundo naquele momento a obrigou a ser alguém que ela não era para tentar sobreviver a situação. E a sua "Querida Kitty" era o único refúgio aonde ainda podia ser ela mesma e expor os seus pensamentos para que eles não se perdessem em meio a guerra.


1ª Lugar: O Sobrevivente - Aleksander Henryk Laks.


Acesso o Skoob do livro para mais informações. 
E chegamos ao primeiro lugar! O Sobrevivente conta a história de um brasileiro que sobreviveu ao pior campo de concentração da Segunda Guerra Mundial: Auschwitz. Ele conta em detalhes as tarefas que tinham que realizar e a crueldade dos soldados, e como por milagre sobreviveu. 
Eu chorei da primeira linha a última. Sem brincadeira. Li esse livro com a visão totalmente borrada de tantas lágrimas. Eu não conseguia parar de chorar. A escrita é simples, mas o conteúdo é forte e impactante. E você começa a repensar a que ponto a humanidade pode chegar depois de ler tanta crueldade. 
Não sei mais o que que falar sobre esse livro, apenas que ao terminar você não será mais o mesmo.



Bom, espero que tenham gostado e que eu os tenha convencido a ler todos. Não deixem de comentar quais livros mais lhe marcaram e que acham que todos deveriam ler!
Beijos e até a próxima :*


7 comentários:

  1. Adorei sua lista!
    Fiquei com vontade de ler todos! AGORA! Rs
    Tenho A Garota de Vidro aqui, está na minha meta de leitura pra 2014! =D
    Bjoss

    http://www.fotografiaeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, que bom que gostou *-*
      Leia Garotas de Vidro, vai te surpreender :D
      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Os Treze Porquês está na minha lista desde o ano passado e o vi essa semana no meio de tantos livros na livraria e mesmo assim não comprei. Estou em abstinência, sou vou tê-lo quando terminar os livros que tenho aqui em casa ou se eu ganhar ele :(
    O Diário de Anne Frank é.. MARAVILHOSO, chorei muito com ele, me emocionei demais e depois virou minha febre por umas semanas, pesquisava tudo sobre essa época e o que aconteceu e principalmente sua história e a de sua família.
    Estou apaixonada por Garotas de Vidro e já está indo para a lista [mais um, ai ai], adorei a proposta e a ideia do post, parabéns! *-*

    Beijinhos,
    Percepções Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda. Espero que você consiga ler logo os Treze Porquês, até hoje releio trecho deles e me arrepio toda. Quanto a Anne Frank, tenho uma espécie de fixação por coisas dessa época. E Garotas de Vidro é realmente muito bom. Me marcou bastante porque fiquei perturbada ao ler!
      Muito obrigada *-*
      Beijos!

      Excluir
  3. Os 13 porques é um livro que já começou a me interessar só pelo título e provavelmente vai ser minha próxima leitura. O diário de anne frank vai ser lido esse ano, quando eu estiver estudando segunda guerra (que não vai demorar). Agora decidi ler o diário de nina e o sobrevivente também, só não vai ser tudo na mesma época porque meus sentimentos não aguentariam :C Garotas de vidro foi o que menos me interessou apesar de parecer também ótimo, só me pareceu "menos ótimo" que os outros ;P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que se interessou por eles e vai lê-los. Garanto que não vai se arrepender *-*
      Não recomendo mesmo ler eles na mesma época haha Você vai ficar bem mal, leia livros leves entre eles!

      Excluir
  4. Dessa sua lista já li 13 porquês e O diário de Anne Frank, quanto aos outros só conheço Garotas de Vidro, os demais não conhecia. Vou me informar!

    Tudo Que Motiva

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário...