Resenha: Em busca de WondLa - Tony Diterlizzi

Título: Em busca de WondLa
Autor(a): Tony Diterlizzi
Editora: Intrínseca
Páginas: 400
SKOOB

Eva Nove tem doze anos e sempre morou com Mater, uma robô azul-clara extremamente amorosa e maternal, em um abrigo subterrâneo ultratecnológico no planeta Orbona. Quando um estranho invade e destrói o lar que as duas dividem, a menina é obrigada a fugir para a superfície — um mundo que ela só conhece por meio de holoprogramas. Apesar do perigo, é a primeira chance que tem de perseguir seu maior desejo: encontrar alguém como ela, outro humano. Eva sabe que eles existem porque guarda um item valioso: uma ilustração de uma garotinha, um adulto e um robô, junto de uma estranha palavra: “WondLa”. A busca vai levá-la a descobertas que vão muito além de suas maiores expectativas, em uma jornada surpreendente, divertida e emocionante, que vai tirar o fôlego do leitor e inspirar muitos sonhos.

Olá leitores! 
Hoje vou falar de um livro que recentemente conquistou o meu carinho. Sabe aquele afeto literário? Quando um livro desperta algum sentimento incrivelmente agradável ao leitor, quando de fato mergulhamos na história... 
Bem, Em busca de WondLa foi uma aquisição literária totalmente ocasional. Havia uma promoção e eis que me chamou a atenção a capa, li brevemente a sinopse e resolvi arriscar rsrs. Comprei este e o segundo volume da trilogia, Um herói para WondLa
O livro me conquistou, sim. E isto, por ter despertado uma alegria e imaginação infantis em mim... sensações quase nostálgicas... Foi uma experiência ótima!
E por isso, quero compartilhar com vocês um pouco desta história, e convencê-los a conhecer Eva Nove, Mater, Andrílio Kitt e Otto e o fantástico mundo no qual tudo acontece...



A curiosa e inteligente Eva Nove, de apenas 12 anos, nunca saiu do Santuário subterrâneo em que vive com Mater, a MultiAssistente de Tarefas Elementares Robótica zero-seis. Mater é a robô amorosa, maternal e superprotetora que treinou Eva durante toda a sua vida para sobreviver na superfície. Mesmo que ela nunca deixe Eva cogitar a hipótese de sair do Santuário. 
Este Santuário é um lugar construído com tecnologia avançada, que fornece todas as condições possíveis de sobrevivência e simulações de treinamento que Eva e Mater precisam. 
Mas, é claro que Eva não poderia viver para sempre neste espaço limitado... Porém sua oportunidade de ir para a superfície não é nada tranquila. O Santuário é atacado por um ser cruel, que caça criaturas e as leva para seu acampamento, não sem antes destruir tudo ao seu redor. Eva Nove consegue escapar de Feraptor com a ajuda de Mater, que fica presa no Santuário. 

- Mas acho que essa é a natureza da sobrevivência: viver e existir, apesar das dificuldades - continuou Mater.                                                                        
 - É - disse Eva. Viver apesar das dificuldades.  
Pg. 339

Eva obriga-se a deixá-la e iniciar uma jornada perigosa na superfície que, por acaso, não é em nada parecida com o que ela estudou e se preparou para. A superfície do planeta têm perigos ainda maiores e não se parece com a Terra, onde Eva pensava estar até então...
Munida apenas de seu Onipod (um aparelho que eu sinceramente amei, é um sabe-tudo eletrônico rsrs), Eva passa por diversos perigos e acaba conhecendo uma criatura que a ajuda e recebe também sua ajuda, Andrílio Kitt.

O livro todo nos leva a acompanhar a jornada de Eva em busca de sua verdade, em busca de WondLa, um objeto que a menina carrega e que pode revelar muito sobre a história de seu povo, da raça humana. 
Não é só uma aventura, ou um livro infantil... É exatamente através do olhar inocente da infância que o autor nos leva a refletir sobre os atos que, sob a justificativa do progresso, tornam-se cruéis.

- A estupidez humana é acreditar ser imune ao declínio - disse Mater.
Pg. 342

Pontos negativos? Um, em especial, que prejudicou um pouco a qualidade dos personagens... os diálogos. Concordem comigo que os diálogos são uma peça delicadíssima nas mãos de um autor, e permitem ao leitor avaliar a capacidade de dar profundidade aos personagens.
Sou apaixonada por diálogos e quase perfeccionista ao avaliá-los. É ali que sinto as emoções principais da história, que conheço a personalidade de cada um. E me chateia quando me preparo para mergulhar em um oceano profundo ao explorar os sentimentos de cada personagem e acabo dando de cara no fundo de uma piscina rasa. 
Não foi exatamente este o caso de Em busca de WondLa. Mas, minha crítica é pelas emoções terem ficado um tanto confusas... As falas mais adiante no livro, divergiam um pouco da personalidade que nos foi apresentada inicialmente para as personagens. Isto foi mais marcante nas falas de Andrílio. 
Ainda assim, não prejudicou a história, porém foi algo que marcou um pouco para mim.
Mas, se pretende lê-lo não se preocupe, como já disse, não prejudica a história.
















Tony Diterlizzi é um desenhista incrível! São dele também as ilustrações da série Crônicas de Spiderwick
E, portanto, as ilustrações dos personagens e dos lugares de Em busca de WondLa conferem à leitura um toque ainda mais especial à imaginação.
Cada capítulo recebe uma belíssima e detalhista ilustração. Então, nem sei se preciso dizer o quanto o livro é lindo! Fiquei super feliz quando o recebi e vi os detalhes belos que contém. 
Estou ansiosa pela continuação da história de Eva, especialmente pelo desfecho. 
Enquanto isso, fica aqui a minha recomendação de leitura! Beijos!




2 comentários:

  1. Não conhecia esse livro, mas me pareceu ser bem legal. Eu também adoro livros que me despertam aquelas sensações boas da infância. Adorei a resenha e apesar de também achar que os diálogos são partes muito importantes de um livro ainda assim me pareceu que esse é um livro que vale a pena ler.

    Bjs,
    Samira
    http://frappuccinoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Samira!
      Acredito que você iria gostar desta leitura, me causou muita nostalgia mesmo!
      Obrigada pela sua opinião ;)

      Beijos linda!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário...