Resenha: Iluminadas - Lauren Beukes

Título: Iluminadas
Autor(a): Lauren Beukes
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
SKOOB

Sinopse: Harper Curtis é um assassino que vem do passado. Kirby Mazrachi é a garota que estava destinada a não ter um futuro. Chicago, 1931. Harper Curtis, um andarilho violento, invade uma casa abandonada que esconde um segredo tão chocante quanto improvável: quem entra ali é transportado no tempo. Instigado por um comando que parece vir da própria casa, Harper persegue as “meninas iluminadas” – garotas cuidadosamente escolhidas em diferentes décadas – com o objetivo de matá-las. Voltando no tempo após cada assassinato, seus crimes são perfeitos e impossíveis de serem rastreados. Ou pelo menos é o que ele pensa.
Chicago, 1992. Kirby Mazrachi viu sua vida ser destroçada após um ataque brutal que por pouco não a levou à morte. Incapaz de esquecer tal acontecimento, Kirby investe seus esforços em encontrar o homem que tentou assassiná-la. Seu único aliado é Dan, um ex-repórter policial que cobriu seu caso e agora aparentemente está apaixonado por ela. À medida que a investigação de Kirby avança, ela descobre outros casos semelhantes ao seu – e garotas que não tiveram a mesma sorte que ela – ligados por evidências que parece impossíveis. Mas, para alguém que deveria estar morto, impossível não significa que não tenha acontecido.

Chicago, 1931. Harper Curtis é um andarilho que, por alguma obra do destino, é levado pelas ruas da cidade até chegar a Casa. Vista de fora parece apenas uma residência abandonada, com tábuas cobrindo suas portas e janelas. Seu interior, no entanto, é luxuoso e está totalmente intacto. O que Harper descobre é muito mais impressionante que isso: a Casa tem o poder de fazê-lo viajar no tempo, e quer que ele use esse artifício para matar determinadas garotas, as “Iluminadas”. Kirby, uma de suas vítimas, sobrevive à tentativa de assassinato e começa a procurar por pistas que desvendem o paradeiro de Harper. 


Este é o grande segredo, você não sabe? Todo mundo tem medo. O tempo todo. (pág. 260)

Sou uma grande fã de thrillers policiais, portanto tinha certa expectativa quanto a Iluminadas. Mesclar elementos de investigação com viagens no tempo parecia ser uma fórmula que realmente daria certo, mas não foi bem o que aconteceu. Os capítulos são escritos em 3ª pessoa e alternam entre os acontecimentos de Harper, Kirby e outras vítimas dele. Apesar de cada início de capítulo conter a data para ajudar o leitor a se localizar no tempo, achei que por vezes a leitura ficou um tanto confusa.

Os padrões existem porque procuramos encontra-los. Uma tentativa desesperada de ordem, pois não podemos encarar o terror de que tudo seja aleatório. (pág. 262)


Além disso, a autora não soube manter um ritmo frenético, tão característico desse gênero de livro. A leitura demora a engrenar e apenas nas últimas páginas temos uma ação considerável. Os personagens deixam um pouco a desejar, principalmente Harper. Esperava encontrar nele um assassino cruel e intimidador, mas só encontrei um homem asqueroso e totalmente sem criatividade para o crime. Ainda assim, o que mais desaponta no livro é a falta de explicações sobre como e por que a Casa escolheu tais meninas para matá-las.


Mas calma, o livro não é de todo ruim. A diagramação é simples e a capa é linda. A escrita da autora é muito boa, o que torna a leitura agradável apesar de lenta.  Então, se você gosta de thrillers dê uma chance a Iluminadas, meu único conselho é que não inicie a leitura com expectativas muito altas. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário...