Filme: A Esperança Parte 1




Nome original:  The Hunger Games: Mockingjay - Part 1
Ano de lançamento: 2014
Direção: Francis Lawrence
Roteiro: Peter Craig e Danny Strong
Gênero: Ação, Sci Fi
Duração: 122 min.
Distribuição: Paris Filmes
Nacionalidade: EUA
Classificação: 14 anos
Elenco: Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth, Julianne Moore, Woody Harrelson, Sam Claflin, Natalie Dormer, Donald Sutherland, Elizabeth Banks, Philip Seymour-Hoffman.





Ou: o dia em que minha vida fez sentido.

O subtítulo pode parecer exagerado, mas é assim que me sinto e nem mesmo eu sequer entendo como ou porquê. Bom, vamos primeiro a alguns avisos (exibicionismos) antes de começarmos o surto psicótico que é falar desse filme. 

Assisti na estreia, ou seja, ANTES dos gringos. Pela primeira vez na vida me sinto uma vencedora. Ganhei um pôster, bem pequeno, bem mais ou menos. MAS EU GANHEI UM PÔSTER COM O TORDO, OK? Acho que é isso, agora peguem os lenços e vamos lá.

Em A Esperança Parte 1 a história de Katniss Everdeen continua sendo contada e tomando cada vez mais rumos catastróficos/revolucionários. Logo após explodir a Arena, em Em Chamas, a tributo foi resgatada pelos rebeldes e levada ao Distrito 13, onde descobre que o Distrito 12 foi bombardeado e, consequentemente, destruído pela Capital. Agora, graças as suas demonstrações de resistência contra a Capital durante os Jogos, Katniss se tornou a faísca de levantes em praticamente todos os distritos de Panem. Uma revolução estrondosa está a caminho, mas para que a força dela não se esvaia é preciso um líder e nada melhor do que O Tordo para dar cara a revolução. O único problema é que os Jogos destruiram Katniss e ela se recusa a ser O Tordo. Com Peeta sequestrado pela Capital, Katniss se vê no Distrito 13 sendo pressionada pela Presidente Alma Coin, então impõe a condição de que Os Vitoriosos (Peeta, Annie e Johanna) devem ser libertados das garras da Capital e ela se tornará o símbolo da revolução de Panem.

Eu no início do filme: OMG to assistindo na estreia!
Li o livro faz uns três anos e não lembro de quase nada além do teor da história e das cenas principais. Outra coisa: não gostei do livro quando li. Até porque a primeira parte (a que corresponde ao filme) é parada e eu dividi ela como "Katniss no hospital, Katniss loca fora do hospital, Katniss de volta no hospital". Então, o meu medo em relação ao filme era enorme. Como diabos eles vão adaptar uma parte lenta da história onde a personagem tem mais momentos irracionais do que racionais? Amigos, eles conseguiram. Fizeram um trabalho exemplar. 

Modificaram coisas nesse processo? Com certeza. Mas a franquia Jogos Vorazes faz parte daqueles filmes que quando adaptados não são uma cópia descarada do livro ou que não tem nada a a ver, mas sim transportam a história para a tela expandindo-a, complementando cenas que não temos acesso no livro, até por ele ser limitado a visão da Katniss. 

Durante o filme
Não sou muito boa fazendo reviews de filmes, então não sei muito bem por onde começar. Digamos então que A Esperança Parte 1 é um filme que não me deixou piscar durante duas horas. Que me prendeu com força a cadeira, que me fez chorar duas ou 3 vezes. Que me fez gritar "AWESOME" no meio da sessão graças as cenas épicas e de tirar o fôlego, magistralmente montadas. E que Deus abençoe os efeitos especiais desse filme, porque eles estão de parabéns. 

É interessante ver o desenrolar da trama no Distrito 13, esse novo pedaço de Panem que nos é apresentado, ver o Presidente Snow reagindo aos ataques. Ver o ataque-contra ataque em que A Capital e o Distrito 13 acabam entrando. Observar a Katniss lidando com tudo o que passou e sobretudo ver a faísca (vou ficar usando essa metáfora porque sim) dela se apagando lentamente e ressurgir quando Peeta aparece na TV pedindo um cessar fogo e ela vê que precisa resgatá-lo. 

Diva suprema
O filme não é uma montanha russa de emoções que apenas sobe, ele é feito de picos. Temos cenas de tensão, de ação e então voltamos a rotina do Distrito 13, com Coin, Effie, Katniss, Gale, Haymitch envoltos em uma trama que vai lançando sua teia e se desenrolando para algo que, acreditem em mim, explodirá no próximo filme. É isso que A Espenaça Parte 1 é: a premissa para a segunda parte, que vai explodir (meio que literalmente) na cara dos telespectadores. Os momentos lotados de diálogos com duplo sentido, de ameaças, manipulações, coisas não ditas juntamente com os momentos de ação compostos pelos levantes e aparições d'O Tordo vão culminar em um final que se seguir o nível apresentado até agora vai entrar para a história. 

Se você está indo esperando cenas de pura adrenalina, abaixe as expectativas. O filme não é só sobre isso, é sobre um pais que está a beira de uma guerra, onde cada lado defende e acredita piamente no seu ideal de sociedade. Como estudante de Jornalismo, essa trama é um prato cheio. Ver o modo como a manipulação é feita, e não falo apenas da Capital, não caiam nessa que o 13 é o mocinho da história. É simplesmente genial como a propaganda é utilizada, como os meios de comunicações e a presença de alguém que represente o movimento são, às vezes, mais importantes que armas. 

No final
Jennifer Lawrence atingiu um novo nível de compreensão da personagem, a atuação dela vem da alma para representar todo o sofrimento e desespero que a Katniss exala. E mesmo, nos raros momentos, em que se permite um sorriso vemos a dor estampada no rosto e presente nos olhos (de onde nunca mais vai sair). Sobre o Josh Hutcherson literalmente não sei o que dizer, apenas sentir. Chorei nos poucos minutos que ele apareceu no filme e senti a falta dele no resto, ainda mais sabendo o que estavam fazendo com o Peeta. Josh também conseguiu captar a essência do Peeta, e isso é divino. Principalmente em um momento tão importante e crucial na história do personagem.

Dos personagens novatos os que mais se destacam para mim foram Cressida, a cinegrafista encarregada de filmar Katniss, interpretada magnificamente por Natalie Dormer. E Boggs que é a sombra do que o Distrito 13 significa, mas que tem meu coração pelo modo como trata a Katniss. (queria mais Finnick,mas tudo bem, nem sempre se tem o que quer).

Cressida (Natalie Dormer). Ia colocar o Finnick, mas aí seria tendencioso demais
O filme tem defeitos? Tem sim. Inclusive acredito que o transtorno psicológico que a Katniss enfrenta poderia ter sido bem mais frisado, mas é um filme feito de coisas subtendidas. Os detalhes estão lá, eles só não são jogados na sua cara. A trilha sonora é perfeita, os jogos de câmera, a maneira como o enfoque é feito, a visão que temos da história aliados a um roteiro excepcional, que lida muito bem com o desenvolvimento da história e com os atores atingindo o ápice na interpretação de seus personagens fazem desse um filme para querer se assistir sem cansar. 

Em suma, queria agradecer a Suzanne Collins e a Lionsgate por darem propósito na minha vida. Sai do cinema sem saber onde ficava a saída e mesmo sabendo que minha vida (logo após ganhar propósito) será destruída em A Esperança Parte 2 estou esperando por esse filme como se minha existência dependesse dele. 


Lista de algumas cenas destruidoras e que nunca vou superar:

Você foi avisado

  • Katniss no Distrito 12;

  • Distrito 8 e o hospital;
"Você lutará por nós?"
  • Cinna sendo citado;

  • Peeta e suas aparições (o final, gente, o final SCORR);
Como vocês sequer esperam que eu consiga lidar com isso????
  • Katniss cantando "The Hanging Tree" e a cena da represa. Escutem e morram junto comigo;


"Are you, Are you Coming to the tree Where they strung up a man they say murdered three"

  • Rebeldes na floresta, tudo explode, alguém grita "if we burn, you burn with us";

  • Resgate dos Vitoriosos enquanto Finnick fala sobre Snow;

  • Reencontro do Finnick e da Annie. Minha reação:
Chorando sangue pelo que vai acontecer no próximo </3
Espero que assistam e gostem do filme tanto quanto eu. E me deem desconto, é minha primeira review hahaha

Que a sorte esteja sempre ao seu favor!
Beijoos e até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário...