Resenha: Dias de Sangue e Estrelas - Laini Taylor

Título: Dias de Sangue e Estrelas
Autor (a): Laini Taylor
Editora: Intrínseca
Páginas: 444
Karou, uma estudante de artes plásticas e aprendiz de um monstro, por fim encontrou as respostas que sempre buscou. Agora ela sabe quem é - e o que é. Mas, com isso, também descobriu algo que, se fosse possível, ela faria de tudo para mudar: tempos atrás Karou se apaixonou pelo inimigo, que a traiu, e por sua culpa o mundo inteiro foi punido. Na deslumbrante sequência de Feita de fumaça e osso, ela terá que decidir até onde está disposta a ir para vingar seu povo. Dias de sangue e estrelas mostra Karou e Akiva em lados opostos de uma guerra ancestral. Enquanto os quimeras, com a ajuda da garota de cabelo azul, criam um exército de monstros em uma terra distante e desértica, Akiva trava outro tipo de batalha: uma batalha por redenção... por esperança. Mas restará alguma esperança no mundo destruído pelos dois? 

"Era uma vez um anjo e um demônio segurando um osso da sorte, que, ao ser partido, dividiu o mundo em dois."
Akiva e Karou estão novamente em lados opostos da secular guerra entre serafins e quimeras. Ele, após a desastrosa revelação da outra vida de Karou, volta para seus irmãos serafins que agora caçam os últimos sobreviventes quimeras, tratando de exterminar a raça de uma vez por todas. Mesmo que para isso precisem atear fogo a terra que demoraram tanto tempo para conquistar. Porém, Akiva não está contente em voltar a matar quimeras e, aparentemente, seu irmão Hazael também não. Guiado pela culpa e desejando reparar uma sucessão de erros, Akiva fará de tudo ao seu alcance. 

Do outro lado temos Karou que em sua busca por Brimstone acabou encontrando seu antigo lar totalmente em ruínas e teve a infelicidade (ou felicidade) de encontrar o Lobo Branco e uns poucos sobreviventes soldados. Apesar de Thiago ter sido responsável por sua morte eles precisam um do outro. Karou possui a habilidade ressureicionista de Brimstone e Thiago precisa de um exército, assim, pensa ela, poderá ajudar a salvar sua raça.

Caros leitores, que livro é esse? Dias de Sangue e Estrelas leva a história apresentada em Feita de Fumaça e Osso a um nível totalmente novo e incrível. Dessa vez não temos apenas capítulos narrados por Akiva e Karou, mas também por alguns outros personagens quando uma visão mais abrangente se faz necessária para compreendermos os acontecimentos e o quê está ocorrendo longe do alcance de nossos protagonistas. Isso deixa a leitura mais dinâmica, rica e sem lacunas. 
"Era uma vez um anjo e um demônio que se apaixonaram e ousaram imaginar um novo modo de viver - sem massacres ou gargantas cortadas ou fogueiras feitas com os mortos, sem espectros ou exércitos bastardos ou crianças arrancadas dos braços de suas mães para assumir seu lugar naquele ciclo de matar ou morrer. Uma vez, deitados no templo secreto da lua com seus corpos entrelaçados, os amantes sonharam com um mundo que era como uma caixa de joias sem as joias – um paraíso esperando que eles o encontrassem e o preenchessem com sua felicidade. Algo que esse mundo jamais seria" pág. 73
A escrita da Laini Taylor se desenvolveu e cresceu junto com sua história. Que mulher destruidora, minha gente! Sabe montar um boa trama, manter um ótimo ritmo entre um acontecimento e outro e sem falar nas reviravoltas, que podem não ser grandes, mas são de extrema importância para o rumo da história (e da guerra). Laini com sua escrita precisa, poética e desenvolta me fez ficar sem fôlego, sem chão, muito aflita, sentir cada sentimento de culpa, desespero e, sobretudo, de esperança. 

Como eu me senti lendo esse livro. Cada fucking página
Não vou negar que em vários momentos tive vontade de entrar no livro e dar na cara da Karou e dizer umas boas verdades para ela em relação ao Akiva e toda a situação que ela estava vivendo. Mas essa é a mágica da Laini: você pode não aprovar as decisões dos personagens, mas você ainda vai amá-los incondicionalmente e torcer até o último minuto para eles. Portanto, em muito momentos achei que a Karou tomou a decisão errada (cof cof Akiva cof cof), mas isso não quer dizer que não entendi exatamente porquê ela o fez. Pois, ao longo da história, você vai percebendo que apesar de serem quimeras e serafins eles se parecem e MUITO com os humanos. 

Akiva, Akiva too precious for this world. Se você não perdoá-lo nesse livro pelo que ele fez aos quimeras, não resta esperança para você. Ele está atormentando e cheio de culpa em um nível tão grande que não liga mais para sua segurança ou bem estar, mas apenas para fazer o que é necessário para salvar o máximo de quimeras possíveis. E, claro, se possível ajudar Karou no caminho. Ainda estou decidindo, mas 98% de certeza que Akiva é meu personagem favorito.
"(...) - Foi raro. Era amor, e foi lindo.
- Lindo. Estamos falando da mesma história? Eu morri, e ele traiu tudo com que tínhamos sonhado.

- Ele estava destruído, Karou. O que acha que você teria feito?
 (...)
- O que você teria feito se tivesse sido você a ser levada pelos serafins, depois torturada e obrigada a assistir à decapitação dele?" pág. 305
Dias de Sangue e Estrelas é uma sequência maravilhosa, que superou a qualidade da primeira, expandiu a história tornando-a mais grandiosa e interessante. Cheio de tensão (aliviada pelo humor inteligente de Zuzana e Mik), decisões importantes a serem tomadas, relações confusas e cheias de desconfiança, além de sentimentos contraditórios (essa sou eu gostando do Lobo Branco e me odiando por isso e rezando para ele voltar a ser odiável. Graças a Deus no final acabei implorando por sua morte lenta e dolorosa). O leitor fica preso na teia criada por Laini e posso lhe garantir que ninguém está a salvo, principalmente aquele que lê. 

P.S: Essa capa ❤
P.S²: AMO como os títulos dessa série são criativos e fazem TOTAL sentido. 


Um comentário:

  1. Oi Debora, tudo bem contigo ???
    Comentando o seu comentário (é, pois é, eu acabei de dizer isso, rsrsrs) com relação aos títulos dos livros dessa série eu tenho que concordar com você, eles são super criativos mesmo, além da história, é uma das coisas que mais me chama a atenção nessa série. Pena que não li nenhum livro ainda, então não entendo a ligação, mas isso me lembra muito bem uma das minhas séries preferidas, a Millennium !!! Os títulos dos livros são super criativos também, e de início a gente até pensa que não tem nada a ver, mas depois que lemos os livros, entendemos a graça do nome !!! ^^
    Como eu disse antes, ainda não li nenhum dos livros dessa série, mas decidi que preciso correr atrás do prejuízo já !!! Que história é essa gente ?!
    Gostei de saber que existem várias reviravoltas ao longo da história, e gostei mais ainda porque o livro possuí mais de dois pontos de vistas, esse é o tipo de coisa que eu nunca vi em um livro antes, deve tornar a história muito mais interessante !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário...