Resenha: Prova De Fogo - James Dashner

Título: Prova De Fogo
Autor (a): James Dashner
Editora: Vergara & Riba
Páginas: 400
Prova de Fogo - O Labirinto foi só o começo... o pior está por vir. Depois de superarem os perigos mortais do Labirinto, Thomas e seus amigos acreditam que estão a salvo em uma nova realidade. Mas a aparente tranquilidade é interrompida quando são acordados no meio da noite por gritos lancinantes de criaturas disformes – os Cranks – que ameaçam devorá-los vivos.Atordoados, os Clareanos descobrem que a salvação aparente na verdade pode ser outra armadilha, ainda pior que a Clareira e o Labirinto. E que as coisas não são o que aparentam. Para sobreviver nesse mundo hostil, eles terão de fazer uma travessia repleta de provas cruéis em um meio ambiente devastado, sem água, comida ou abrigo.Calor causticante durante o dia, rajadas de vento gélido à noite, desolação e um ar irrespirável – no Deserto do novo mundo até mesmo a chuva é a promessa de uma morte agonizante. Eles, porém, não estão sozinhos – cada passo é espreitado por criaturas famintas e violentas, que atacam sem avisar.Manipulação, mentiras e traições cercam o caminho dos Clareanos, mas para Thomas a pior prova será ter de escolher em quem acreditar.

Thomas e os Clareanos sobreviventes acreditam que após escapar do Labirinto e serem resgatados, finalmente, estão a salvos e livres de tantas provações. Não poderiam estar mais errados! Em Prova de Fogo temos a continuação dos chamados Experimentos, a Fase 2 agora se passa no Deserto e o CRUEL preparou muitos desafios e provações para os Candidatos restantes.

Durante a história temos a adição de personagens que parecem ter vindo para ficar. O acréscimo mais notável é o do Grupo B, um grupo composto de meninas que se assemelha em muito com as experiências vividas pelos Clareanos. Assim, temos um panorama maior de como o CRUEL conduz os Experimentos e que as apostas não recaem apenas sobre o Grupo A.
“Se posso lhes contar alguma coisa hoje, é que nunca, em momento algum, devem acreditar em seus olhos. Aliás, nem na sua mente.” pág. 65
Prova de Fogo é um livro que me faz ficar olhando pro vazio pensando, enquanto tento escrever essa resenha. Porque meus sentimentos sobre ele são contraditórios. O fato é que depois de me apaixonar pela trama de Correr Ou Morrer eu esperava algo melhor, superior nesse segundo volume. Expectativas, meus amigos, elas são traiçoeiras. 

O livro continua sendo sensacional? Continua sim! Apenas senti que durante a leitura as situações e fatos apresentados não fizeram saltitar na cadeira, meu coração disparar, minhas emoções eram uniformes, apreciando o que estava lendo, mas não com aquele fervor que todo leitor deseja encontrar ao ler uma história. 

Basicamente, Prova de Fogo é um livro de transição para o grande finale. Os Clareanos precisam passar por mais um Experimento, enquanto Thomas consegue juntar mais informações sobre o CRUEL e sobre a situação em que se encontram, dando um vislumbre de porquê eles precisam fazer tantos sacrifícios e enfrentar todas essas provas descabidas (não tão descabidas assim se minha intuição estiver certa). Mas é apenas isso: um vislumbre. James Dashner resolveu optar pelo cruel (sacaram? Hã? Tá, não foi engraçado) caminho de dar algumas respostas que acabam gerando mais perguntas.  
“- Às vezes penso nisso - murmurou Thomas
- Pensa no quê?
- Se importa estar vivo. Se estar morto não seria muito mais fácil.” pág. 161
Falando em James, ele com certeza merece todo o mérito por essa história. Apesar de não ter me proporcionado um misto de emoções, a trama e, sobretudo, a sua escrita me mantiveram presa e virando as páginas com um interesse genuíno sobre a trajetória desses personagens que aprendi a amar e admirar. Com capítulos curtos e dinâmicos e uma escrita que continua limpa e atrativa a leitura não se torna maçante, mas sim fluída.

Quero reservar algumas linhas para falar do Thomas. Que. Cara. Chato. Desculpa gente, eu tentei entender todo o sofrimento pelo qual ele passou, mas simplesmente não dá. Às vezes você precisa deixar as reclamações, toda a merda que está acontecendo de lado e focar na sobrevivência e em um dia após o outro, sabe? E o pior é que eu até aceitaria melhor todo o “mimimi” se ele não fosse por causa da Teresa. Mas, no geral, Thomas continua sendo o grande articulador e salvador nos momentos cruciais e isso não é de todo ruim.
“- Falsas esperanças - ela falou. - Mas acho que é melhor que esperança nenhuma.” pág. 226
Teresa acabou por ficar um pouco apagada nesse volume, por motivos que não posso dizer por serem spoiler. Eu ainda tenho sentimentos conflituosos sobre ela, ora não vou muito com a cara dela e depois até simpatizo por compreender a situação em que ela se encontra. Mas vamos falar de coisa boa, vamos falar de Minho e Newt. O humor fica (novamente) a cargo de Minho, que está mais forte, determinado e afiado. Newt perdeu um pouco de espaço na trama, mas nem um pouco no meu coração.

Prova de Fogo foi uma boa continuação da trilogia tão bem iniciada em Correr Ou Morrer. O cerco está finalmente se fechando, as repostas precisam ser dadas e pelo final desse segundo volume não prevejo nem um pouco de sossego para nossos Clareanos em A Cura Mortal





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário...